quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ambição

O desejo de poder, domínio e riqueza pode levar as pessoas a fazerem escolhas erradas.


Redige um texto de opinião, onde digas o que devem as pessoas fazer para não se deixarem levar pela ambição.




Em primeiro lugar, concordo que o desejo de poder, domínio e riqueza pode demonstrar uma ambição negativa, isto porque as pessoas ficam "cegas"! Assim, as leva a fazerem escolhas erradas e os seus sentimentos como a lucidez e bom senso, podem prejudicar os outros e até mesmo a si próprio! Posteriormente, irei expor com mais pormenor esta ideia. Desta forma, uma forma de evitar de evitar este tipo de ambição é as pessoas aceitarem-se como são e com o que têm, não ligando ao que os outros pensam, dizem ou fazem...

Alem disso, a ambição nem sempre é um defeito, pode ser uma virtude, quando esta é construída com base em sentimentos verdadeiros de sinceridade. Todavia o mais importante é a humildade perante os outros e perante quem somos ou até mesmo da cultura onde estamos inseridos.

Normalmente, os meios usados na ambição negativa nunca são os mais correctos, estas pessoas conseguem passar por cima de outras que as amam, prejudicando-as. Enfim, não escolhem meios para atingir os fins.

No caso de Lúcia do conto "Historia da Gata Borralheira" de Sophia de Melo B. A., a personagem não se preocupou com os verdadeiros sentimentos de quem a amava com sinceridade. Esta optou pela ambição (negativa) de ser rica, poderosa e bonita, mesmo que para isso tivesse de abandonar a sua família.

Para concluir, nem sempre é fácil controlar os nossos desejos ou melhor as nossas ambições, contudo a vida é feita de segredos e surpresas (não sabemos o dia de amanhã). Todas as pessoas que querem saber até onde a ambição nos leva, aconselho a ler o conto da "Historia da Gata Borralheira", porque lá retrata e adverte-se para prazeres externos, excepto o mais importante, o amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário